Computador
Unidade 01: Conceitos básicos de informática
Memória
A CPU contém a lógica e os circuitos para fazer o computador funcionar, mas ela não tem espaço para armazenar programas e dados.
Embora a ULA possua um grupo de registradores - posições de memória construídas na própria CPU e que são usadas para armazenar os dados que estão sendo processados pela instrução atual – estes só armazenam poucos bytes de cada vez.
Registradores: memória de alta velocidade que permite o armazenamento de valores intermediários ou informação de comando.
Sistema Central
Realiza as operações lógicas e aritméticas “Cérebro” do Computador
CPU
Comanda as outras unidades
ULA
Unidade de Entrada
UC
Unidade de Saída
Memória Principal
Armazena dados e programas necessários para a realização de um trabalho
Memória Auxiliar
Os Registradores dos 1ºs microprocessadores armazenavam 2 bytes – (16 bits). Depois-> Registradores de 32 bits (Pentium 4)
O tamanho dos registradores (tamanho da palavra) indica a quantidade de dados com a qual o computador pode trabalhar em um momento.
Quanto maior o tamanho da palavra, mais depressa o computador consegue processar um grupo de dados. Hoje: 64 bits: A CPU é capaz de processar dados 4 vezes mais rápido do que um registrador de 16 bits.
Memória ROM (Read-only Memory):
Memória somente de leitura Não Volátil Os dados nele contido não podem ser alterados, somente lidos e usados;
Principal motivo da ROM: saber o que fazer quando a energia é ligada, inicialmente. Assim, a ROM contém um conjunto de instruções de inicialização que verificam se o resto da memória esta funcionando adequadamente e procuram dispositivos de hardware e um Sistema Operacional.
Memória RAM (Random-Access Memory): Memória principal = ROM + RAM
Memória de Acesso Aleatório; É usada pelo processador para armazenar os dados que estão sendo processados; A memória RAM