Episodio "corrida de cavalos
Quase todo o substantivo é acompanhado de adjetivos. No episódio “A corrida no hipódromo” podemo-lo verificar através dos seguintes exemplos:
Nos dois primeiros exemplos abaixo apresentados está presente a tripla adjectivação, muito utilizada pelo autor para caracterizar as personagens.
«As peles pareciam murchas, gastas e moles.»
(…) «um moço loiro, lento, lânguido, que se curvara em silêncio diante dela (…)»
«Carlos cumprimentou as duas irmãs do Taveira, magrinhas, loirinhas, ambas corretamente vestidas de xadrezinho.»
Em muitos casos, o duplo adjetivo tem uma função primordialmente musical e rítmica. Caracterizam-se os objetos, exprimindo as duas faces da realidade: a objetiva e a subjetiva.
Os seguintes exemplos ilustram esta afirmação:
«Carlos abria os olhos para ela, assombrado, emudecido.»
«Mas ele batia o pé, trémulo, lívido, gritando que não se importava nada com protestos.»
«(…) deixando escorregar do olho claro e vago o seu monóculo de oiro.”
ADVERBIOS:
Eça utiliza muitos advérbios na descrição de locais e sentimentos, permitindo ao leitor experienciar todos os sentimentos e emoções que as personagens vivem. Os seguintes exemplos demonstram na perfeição esta preocupação do autor: * «(…) eles fumavam languidamente cigarrilhas» * «E D. Maria ria ainda, quando a espanhola, sentando-se e repousando-lhe tranquilamente o binóculo no regaço (…)» * «Por entre o alarido vibravam, furiosamente, os apitos da polícia (…)» * «Tinha um desejo de voltar junto dela, dizer-lhe que não, secamente, desabridamente, sem motivos, sem explicações, como um brutal.»
VERBOS:
Utiliza com grande frequência o imperfeito, o gerúndio, na maior parte das vezes como instrumentos de retardamento da ação e dando lugar a descrições. Destacam-se os seguintes exemplos:
Imperfeito : «O mundo começava a findar para ele: tomavam-no terrores católicos, uma preocupação angustiosa da Eternidade. Nesses dias fechava-se no quarto com o padre capelão – com