Computacao
Vantagens de utilizar views:
• Simplificar o gerenciamento de permissões: ao invés de libera rpermissões para o usuário acessar a tabela original pode‐se definirque o mesmo acesse somente uma view daquela tabela, apenas para visualização dos dados;
• Evitar retrabalho: de ficar escrevendo consultas (selects) para visualizar dados que são acessados frequentemente.
• Otimizar o tempo de acesso: geralmente depois que uma view é compilada seus dados ficam armazenados em uma tabela temporária, já carregada na memória.
Triggers Uma trigger, ou gatilho, é uma sub‐rotina assim como uma stored procedure porém sua hamada não é através do comando CALL.
A trigger tem como principal característica ser executada automaticamente quando um determinado evento for realizado no banco de dados. Na criação de uma trigger se define qual o momento (BEFORE ou AFTER) que o disparo deverá ocorrer quando um determinado evento (INSERT, UPDATE ou DELETE) acontecer em uma determinada tabela.
O comando OLD. faz referência ao valor da coluna antes do evento, o comando NEW. faz referência ao valor da coluna após. Quando faz um insert so pode usar o NEW e quando faz o update usa os dois e no delete so o OLD pois n pode deletar um id novo por exemplo.
Stored Procedures: Uma stored procedure, ou procedimento armazenado, é um conjunto de comandos SQL que podem ser armazenados no servidor, ao qual é atribuído um nome. Situações onde stored procedures fazem sentido:
• Quando várias aplicações clientes são escritas em diferentes linguagens ou funcionam em diferentes plataformas, mas precisam realizar as mesmas operações de banco de dados.
• Quando a segurança é prioritária, pois quando é usado stored procedures para todas as operações comuns os usuários da