qual o desenvolvimento?
Resenha realizada como exigência parcial para conclusão do 1° Período do Curso de bacharel em Direito.
Orientador (a): Profª Elgislene Xavier.
Instituição: CESUPA.
Belém 2014 Qual desenvolvimento?
No livro de Márcio Pochmann “Qual o desenvolvimento? Oportunidades e Dificuldades do Brasil Conteporâneo” (2008), percebemos uma interdisciplinalidade bastante ampla que perpassa vários temas nas áreas de economia, da administração, da política, da história e da sociologia, com conclusões embasadas em autores clássicos destas áreas como Adan Smith, David Ricardo, Celso Furtado, Thomas Malthus, Eric Hobsbawm, Manoel Castells, Hannah Arendt, Karl Marx e outros, Além de farto material estatístico de fontes como UNCTAD, IBGE E IPEA. Os dados analisados são referentes a um período que se encerra em 2006.
O autor procura demostrar a trajétoria do desenvolvimento capitaslista nos dois últimos séculos, período em que se evidenciou o desejo subjetivo da posse material, resultando num processo de exclusão de grande parte da população que tem o trabalho como condição fundamental de sobrevivência, contrapondo com os 0,2 % da população mundial detentores de quase 50 % da riqueza global.
Além de abordar a desnecessária intensificação do trabalho, o autor analisa os temas prioritários do novo e complexo panorama do desenvolvimento nacional, recuperando a trajetória recente de decadência econômica e social que assolou o país durante décadas.
Pochmann procura mostra que, neste início do século 21, a constituição da sociedade pós-industrial favorece a criação de melhores condições para o trabalhador, como a diminuição do peso do trabalho para somente 5% do tempo total de vida. Para isso, o ideal seria, o ingresso na fase de trabalho da