Compressores
Tipos de Compressores:
São de dois tipos: deslocamento positivo e compressores dinâmicos.
Compressores de deslocamento positivo-estes compressores podem ser de movimento alternativo ou movimento rotativo da parte móvel que desloca o ar (ou qualquer outro gás). Classificaremos então os dois tipos.
Compressores rotativos: de êmbolo com haste; de cruzeta; de labirinto; de diafragma
Compressores alternativos:
De palhetas: O compressor de palhetas é do tipo de deslocamento positivo e consiste em um rotor dotado de ranhuras girando em uma carcaça excêntrica. As palhetas ou lâminas inseridas nas ranhuras podem deslizar livremente. Quando o rotor do compressor gira, a força centrífuga mantém as palhetas comprimidas contra a superfície interna da carcaça excêntrica formando um selo entre os compartimentos formados pelas palhetas de anel líquido; De lóbulos ou Parafuso: O compressor de lóbulos (ou parafusos) é composto de dois parafusos entrelaçados que giram em eixos paralelos dentro de uma carcaça com folgas bastante reduzidas. Os lóbulos podem ser idênticos ou ter uma configuração complementar como se fossem pistões e cilindros.
Os rotores, ao girarem, produzem um ciclo de três fases. Na primeira fase ou de aspiração, os espaços do “cilindro” passam pela abertura de entrada numa das extremidades da carcaça e são enchidos com ar ou gás. Quando o espaço entre os lóbulos está completamente cheio, a rotação dos cilindros faz com que o espaço passe além da abertura de entrada, aprisionando o ar entre o rotor e a carcaça.