Compressores
Termodinâmica
1º semestre de 2006
2º ano
1
Compressão De Gases
Os gases ou vapores comprimidos têm ampla utilização na indústria.
Os compressores são máquinas que servem para comprimir gases com um grau de aumento da pressão maior de 1,1. Os ventiladores podem considerar-se como um caso particular de compressores, a única diferença é que a razão entre as pressões de saída e de entrada é pequena. Pelo método de compressão distinguem-se: compressores volumétricos, onde a compressão realiza-se a custa da diminuição do volume do fluido em câmaras estanques, tais como os compressores de êmbolo com movimento alternativo, compressores rotativos compressores de parafuso, de palhetas de pêndulo, de pistão rotativo, compressores espirais tipo Skroll que apareceram no mercado mundial no final dos anos 1980-s. compressores centrífugos, axiais etc. Que são compressores de compressão cinética, onde o processo ocorre devido a transformação da energia cinética do jacto do gás em energia potencial com aumento da pressão.
Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu
2
Compressão De Gases
compressores rotativos
compressores centrífugos
Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu
3
Compressão De Gases
compressores de êmbolo com movimento alternativo
compressores axiais
Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu
4
Compressão De Gases
De acordo com a natureza do movimento principal, os compressores podem ser classificados em: alternativos e rotativos. os compressores rotativos dividem-se em compressores de engrenagens de fluxo tangencial, de fluxo axial ou helicoidais, de palhetas, de pistão rotativo, centrífugos, radiais, axiais, etc.
Os compressores centrífugos e axiais, chamados também de ventiladores centrífugos ou helicoidais quando de baixa pressão e turbocompressores, quando de vários estágios e altas pressões, são designados maquinas de fluxo, nas quais se obtém a compressão pela aceleração centrifuga ou axial do fluido.
Prof. Doutor