Compressores dinâmicos
Motor de passo O motor de passo é um dispositivo eletromecânico possui pólos magnéticos compostos por enrolamentos, os quais são diretamente relacionados ao número de passo que o motor é capaz de dar. Portanto é possível dizer que o motor de passo é um transdutor que converte pulsos elétricos em movimento de rotação. A seqüência de pulsos elétricos aplicados em seus pólos é diretamente relacionada à direção de rotação do rotor/eixo. O controle desses pulsos é feito por meio de dispositivos eletrônicos denominados de controlador e drive. Esses são responsáveis por adequar os pulsos de acordo com a necessidade, ou seja, são circuitos que possuem suas saídas ligadas aos pólos do motor de passo, os quais quando excitados fazem o motor girar.
Funcionamento Motor de Passo Normalmente os motores de passo são projetados com enrolamento de estator polifásico o que não foge muito dos demais motores. O número de pólos é determinado pelo passo angular desejado por pulsos de entrada. Os motores de passo têm alimentação externa. Conforme os pulsos na entrada do circuito de alimentação, este oferece correntes aos enrolamentos certos para fornecer o deslocamento desejado. Para que um motor de passo funcione, é necessário que sua alimentação seja feita de forma seqüencial e repetida. Não basta apenas ligar os fios do motor de passo a uma fonte de energia e sim ligá-los a um circuito que execute a seqüência requerida pelo motor.
Tipos de Motores de passo Há três tipos básicos de motores de passo: imã permanente, relutância variável e híbrido. Os motores de imã permanente possuem um rotor magnetizado, enquanto os motores de relutância variável tem o rotor na forma de dentes feitos de materiais ferromagnéticos. Os motores de passo