COMPREENSÃO DO MÉTODO À LUZ DO ARTIGO “DO DIREITO AO MÉTODO E DO MÉTODO AO DIREITO, DEISY VENTURA
Bibiana Rabaioli Prestes2
O ser humano usa a todo o momento em seu dia-a-dia, um método para executar as suas atividades, por mais simples e inconscientemente que seja. É nessa forma simples e um tanto banal que o método demonstra a sua importância e, além da importância, mostra que ter método não é algo chato que restringe nossas escolhas.
Entender o que se está fazendo e para qual finalidade, é manter-se sempre repensando conscientemente a meta. Pensar com consciência metodológica é pensar racionalmente e com a realidade para encontrar maneiras, métodos, de se conseguir o que pretende.
No campo científico o pensamento metodológico tem maior importância ainda, pois fica claro o nexo entre a sequência dos atos praticados em detrimento do método estabelecido e o resultado requerido, dessa forma também tornando evidente assim, a singela diferença entre o cientista e o leigo.
O desenvolvimento da técnica é o primeiro passo do método. Evoluiu muito com a ciência e foi se firmando nas diversas áreas do saber. É entendimento claro hoje, ainda que filósofos antigos tenham discutido muito sobre a relação entre método e ciência, que o conhecimento científico é o que pode ser testado por um método científico.
Há métodos para todos objetivos e para qualquer pessoa na sua vida individual ou coletiva. Desta feita, é claro que o método também existe nos meios acadêmicos dos diversos cursos.
A presente dissertação foi elaborada como instrumento de avaliação da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, no curso de Direto da Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA.
2 Estudante do 8º semestre do curso de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA. Endereço eletrônico: bibirabaioli@hotmail.com.
No Direito é notável a existência do método em todas as áreas de atuação, que atingem direta ou indiretamente os indivíduos, como por exemplo, as