Compreensão de texro
Mas o que é ler? Para que e como ler? Essas perguntas devem ser analisadas por diferentes concepções de leitura.
Na concepção onde o foco é no autor, o texto é visto com um produto do pensamento do autor, o leitor capta apenas as intenções do autor, sem levar em conta os conhecimentos e as experiências vividas pelo leitor.
Por sua vez, na concepção em que o foco é no texto cabe ao leitor o reconhecimento do sentido das palavras e demais estruturas do texto, que é visto com o simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor.
Na concepção onde o foco é interação autor-texto-leitor, diferencia-se das concepções anteriores, pois o sentido do texto é construído na interação texto e leitor. O leitor tem que interagir com o texto, não considera-se só as informações explicitamente construídas, é levando em consideração as experiências, os conhecimentos, ações dos leitores.
Segue um trecho importante que fala sobre a leitura extraído dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa: “ A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc.”
Considerando as concepções, manifestamos que a leitura é uma atividade de produção de sentido e o leitor construtor de sentido, usando seleção, antecipação, inferência e