Comprador de moda
Comprador de Moda é uma profissão que 9 entre 10 pessoas que trabalham no mundo fashion gostariam de ter. Todos imaginam a vida destes profissionais super glamorosa, cheia de viagens para capturar tendências, visitas a showrooms para fazer compras e regalias recebidas de fornecedores para criar bons relacionamentos. Mas como muitas outras coisas do mundo da moda que parecem mais fáceis do que realmente são, esta profissão não é diferente . A vida deste profissional não é só isso.
O trabalho de um comprador de moda (ou buyer, como alguns preferem se entitular) é recheado com uma enorme responsabilidade, que se aqueles que sonham com a profissão soubessem o tamanho dos riscos assumidos, talvez perdessem a vontade em seguir a carreira tão sonhada.
No varejo de Moda, comprar bem tem uma ligação direta com o sucesso da loja. Quando o profissional faz uma compra correta e adequada ele recebe vantagens e transforma seu negócio em lucrativo:
diminui-se o número de liquidações de queima de estoque, pois vende-se rápido a coleção ainda na fase do lançamento; lucratividade maior, porque a coleção é vendida com o preço correto; a imagem da loja sempre está associada a uma marca atualizada e cheia de novidades; o varejista passa a receber cada vez mais benefícios de seus fornecedores que se interessam em ver suas marcas sendo valorizadas e vendidas da melhor forma.
Com giro maior, a loja passa a ter mais vida.
Por isso, devido à sua importância para o negócio, a atividade de comprador de moda é exercida, na maioria das vezes pelo dono da loja. É ele, quem viaja, visita showrooms, negocia preços e faz seus pedidos. Contudo, é difícil o dono da loja admitir que nem sempre é ele a pessoa ideal, pois o dono tem inúmeras outras atribuições e a atividade de comprador de moda exige dedicação e muito estudo para que seja exercida na sua maior eficiência.
O trabalho do comprador de sucesso começa a ser exercido quando ele