Compostos Orgânicos
Álcoois são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (─ OH). A única parte polar dos álcoois é o grupo OH (hidroxila), por isso, quanto mais carbonos o álcool tiver, menor será a solubilidade, pois "semelhante dissolve semelhante" (a água é polar). Propriedades químicas dos álcoois: são compostos muito reativos devido à presença da hidroxila. Apresentam caráter ácido e por isso reagem com metais, anidridos, cloretos de ácidos, metais alcalinos. Álcoois são muito menos ácidos do que ácidos carboxílicos, um fato que pode ser explicado facilmente pela ausência de uma estabilização por ressonância da base conjugada de álcoois.
Fenol
Os fenóis são compostos orgânicos que contêm o grupo funcional Hidroxila (-OH) ligado diretamente à um carbono de anel aromático. São mais ácidos de que álcoois devido às estruturas de ressonância. Propriedades físicas dos fenóis: Encontram-se na forma sólida e são incolores. A solubilidade dos fenóis em soluções alcalinas é muito grande, já na água é menor e em alguns casos chega a ser insolúvel.
Aldeido
Os aldeídos são uma função orgânica cujas moléculas apresentam o grupo formila (H-C=O) ligado a um radical alifático (de cadeia aberta ou fechada) ou aromático. A alta solubilidade em água dos aldeídos de baixo peso molecular diminui rapidamente à medida que o número de carbonos aumenta: os aldeídos aromáticos são insolúveis em meio aquoso. Essa classe de compostos pode ser encontrada em flores e frutos. Os aldeídos são muito reativos em razão do grupo carbonila que é muito polar, este grupo polar atrai outras substâncias para formar ligações.
Cetona
As cetonas não se oxidam com facilidade