Compostos Organicos
Os compostos orgânicos possuem propriedades muito importantes que os levam a ser muito usados em nossa sociedade. Os artigos a seguir mostrarão como isso ocorre.
Entre outras coisas, aqui você verá a composição química de muitos compostos orgânicos.
Entre outras coisas, aqui você verá a composição química de muitos compostos orgânicos.
Os compostos orgânicos são formados por cadeias de átomos de carbono ligados entre si ou a outros elementos químicos. Atualmente, sabe-se da existência de milhares desses compostos. Para se ter uma ideia, no ano de 1880, o número de compostos orgânicos conhecidos era de 12 000, e, em 1990, esse número já estava em 7 000 000.
Essas substâncias são muito importantes no cotidiano e podem ser usadas tanto para beneficiar quanto para prejudicar outros. Por exemplo, o que seria de nós sem os combustíveis, tais como os derivados do petróleo (como a gasolina e o óleo diesel), o etanol, os biocombustíveis, o carvão e o gás natural? Como seria a nossa sociedade sem os polímeros, sintética e natural, como os plásticos e a borracha? Como viveríamos sem os medicamentos? Sem contar os cosméticos, os produtos de higiene e limpeza.
Por outro lado, existem também inseticidas que são mal usados e destroem ecossistemas; há as armas químicas, venenos, drogas etc. Todos possuem substâncias orgânicas que podem trazer muitos malefícios.
Para entender melhor como essas substâncias são importantes para nossa vida e onde elas estão presentes, temos essa seção que reuniu diversos compostos orgânicos.
Tipos de compostos orgânicos
Alcanos
- Metano: Bio gás ou gás natural, gás dos esgotos, gás dos lixos, gás dos pântanos; fórmula molecular CH4
- Propano e Butano: compõe o gás de cozinha; fórmula molecular respectivamente C3H8 e C4H10
Aromáticos
- metil-benzeno (tolueno): Cola de sapateiro;
- vinil-benzeno (estireno): Plásticos duros, Isopor.
Álcoois
- etanol (álcool etílico ou metil - carbinol): álcool de