Compostos Organicos
O Petróleo, a hulha e a cana-de-açúcar são as mais importantes fontes para obtenção dos compostos orgânicos de maneira geral. Acrescente-se a essa relação o biogás, que embora não seja encontrado diretamente na natureza, é facilmente obtido pela decomposição de matéria orgânica ( lixo, resíduos, agrícolas, vinhaça e esgoto) razão pelo qual vem ganhando importância, uma vez que a humanidade tem se voltado para o consumo e a produção de combustível renovável.
Alguns compostos que não são encontrados na natureza podem ser sintetizadas a partir das matérias primas citadas. Dessa forma, por exemplo, obtém-se o etanol (álcool etílico). Usado como combustível, o etanol, por sua vez, serve de ponto de partida para a obtenção de uma ampla variedade de composto orgânico de varias funções, como éteres aldeídos e acido carboxílicos.
Petróleo
O gás natural, mistura de metano e outros alcanos, e o petróleo formam, provavelmente, formados pelas decomposições de matérias orgânicas.
O petróleo ocorre em bolsões, aprisionados por rochas impermeáveis do subsolo.
Perfurando-se um poço petrolífero, o petróleo é impulsionado para a superfície até que a pressão no interior dos bolsões diminua, quando passa a ser extraído por intermédio de bombas.
O petróleo é um liquido oleoso e escuro formado por uma mistura de hidrocarbonetos. Sua refinação é um processo extremamente complexo e consiste na separação de diversas frações por meio de destilação fracionada.
Hulha
É um carvão natural que contem, aproximadamente, 85% de carbono. Nas fabricas de carvão, a hulha é aquecida a vácuo resultando gás combustível, aguas amoniacais alcatras e um resíduo, denominado coque.
O coque produzido é empregado na siderúrgica como combustível, sendo constituído por um carvão poroso, mas com elevada resistência à pressão.
Madeira
É um produto natural de importância industrial. Da polpa, que é utilizada na obtenção de