COMPOSTOS HALOGENADOS!
EDUARDA DO NASCIMENTO
NAIARA SCHWAMBACH
COMPOSTOS HALOGENADOS!
ANGELINA
2014
Resumo No decorrer deste trabalhos, falaremos a respeito dos compostos halogenados, descreveremos o que eles são, quem são os responsáveis pela halogenação de uma substancia, sua nomenclatura, e um exemplo detalhado de um destes compostos.
1 INTRODUÇÃO
O termo halogênio é de origem grega, e significa “formadores de sais”. Os halogênios são os elementos que compõem a família dezessete da tabela periódica, são cinco elementos, esses cinco elementos possuem sete elétrons na ultima camada de valência, por isso tendem a fazer ligações com os metais alcalinos, elementos da família um da tabela periódica, pois eles tendem a doar um elétron. Os halogênios são representados muitas vezes pela letra “X”. Os elementos representantes dessa família são: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At). Dentre estes, os mais usados no nosso cotidiano são: o cloro, o bromo e o iodo. A seguir veremos as características dos elementos pertencentes a esse grupo.
2 BROMO
O Bromo foi descoberto em 1926, pelo químico Frances, Ballard. Essa substancia se encontra num estado liquido muito denso e pouco viscoso, com uma cor avermelhada, por isso não é encontrada na natureza de forma natural. Tem o cheiro semelhante ao do cloro, e também é irritante aos olhos e a garganta.
O bromo é usado principalmente na indústria fotográfica como o brometo de prata (Ag Br), essa substancia é usada como reveladora, pois escurece as emulsões fotográficas. O brometo de potássio (KBr) é utilizado em medicamentos anti -convulsivos, para o tratamento da epilepsia. O brometo de vinila (C2H3Cl) é utilizado como antidetonante na gasolina, alem de ser usado em varias sínteses orgânicas.
3 FLÚOR
O flúor foi descoberto em 1771 por Scheele, mas sua existência só foi confirmada em 1801. O flúor na