Compostos fenólicos
Bioquímica dos Alimentos
2011/2012
DOSEAMENTO DOS COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS NO VINHO
Discentes:
Patrícia
Pedro
Rita
Turma 2
Introdução teórica MODIFICA
Em Portugal são produzidas muitas variedades de vinho, que diferem consoante a região onde são fabricados. As regiões produtoras de vinho mais populares são o Douro e o Alentejo.
Fig. 1- Vinho tinto, produzido com castas tintas.
A história de como surgiu a cultura do vinho no Alentejo é comprovada a partir de indícios arqueológicos presentes por toda a região. Quando os romanos exploraram as terras do sul de Portugal, principalmente o território que é hoje o Alentejo, a cultura do vinho e da vinha já faziam parte dos hábitos e tradições das populações locais. Portanto, presume-se que os tartessos, civilização ibérica, terão sido os primeiros e principais propulsores da domesticação da vinha e posterior introdução do vinho na região. Nesta região também passaram outras civilizações que foram influenciando a identidade cultural da região, tais como os fenícios, os gregos e os muçulmanos. Após a fundação do reino lusitano, a cultura do vinho regressou incessante ao Alentejo, após um avassalador declínio da sua produção, e tornou-se uma imagem de marca da região, juntamente com a tradicional dieta mediterrânica. Actualmente é a região com maior crescimento de Portugal, na qual os vinhos têm sido uma das mais destacadas exportações portuguesas. O país é o sétimo maior exportador mundial, em valor. De acordo com a cultura mediterrânea, o consumo de vinho tinto deve ocorrer durante as refeições, pois a presença de alimentos ameniza os efeitos tóxicos do álcool no organismo, e traçado com água para acompanhar.
O vinho é um produto complexo que possui mais de 400 compostos, os quais têm funções fisiológicas. O consumo moderado de vinho tinto é benéfico, pois a pele da uva e as grainhas da mesma são muito ricas em compostos químicos com