COMPOSTOS AROMÁTICOS ENCONTRADOS NA NATUREZA
Há milhares de estruturas orgânicas de origem natural ou não, que contém núcleos aromáticos, e que apresentam atividades biológicas significativas. Eles podem ser encontrados em ambientes tais como a atmosfera e o solo, sedimento e por bioacumulação, e também em organismos vegetais e animais.
Uma das maiores fontes naturais de hidrocarbonetos aromáticos é o alcatrão da hulha, que é uma variedade de carvão mineral originada da fossilização da madeira. Para obtenção dos compostos aromáticos, o alcatrão precisa ser submetido a uma destilação fracionada, fornecendo assim, o benzeno, o fenol, o naftaleno, entre outros.
O petróleo é constituído de hidrocarbonetos em geral. Mas, para extrair os compostos aromáticos o processo químico é feito através de destilação fracionada ou craqueamento térmico ou catalítico. Compostos aromáticos de origem vegetal, podemos encontrar o anetol, (C10H12O) em extrato de erva-doce, que é responsável pelo aroma e sabor nas plantas do anis; O cariofileno, (C15H24), encontrado no óleo de cravo da Índia; e na aspirina sintetizada através de derivatização simples do ácido salicílico, (C9H8O4), substância esta obtida da casca do salgueiro ostros.
O óleo de Baleia, também conhecido como azeite de Baleia, foi bastante utilizado até o século XIX, pois bastantes espécies desses animais foram extintas, e substituído logo após pelo petróleo e a formação do óleo diesel. O óleo era usado como combustível, iluminação e fabricação de lubrificantes. Era encontrado em sua formula um Alcino, o acetileno, e após ser submetido a forte compressão originava o benzeno (C6H6).
Os HPA (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos) são facilmente encontrados em sedimentos marinhos os em rios, podendo variar sua concentração, dependendo das propriedades de sedimentação.
A presença de Aromáticos em ambientes como o ar atmosférico resulta da queima de combustíveis fósseis e queimadas de florestas, incineração do lixo,