livro da primeira guerra mundial
Cem anos atrás o mundo assemelhava-se a um barril de pólvora, de uma forma que nunca mais se repetiu. Não que o mundo não se incendiasse de novo, claro, mas a natureza daquela tensão toda era o canto do cisne de um mundo que desaparecia.
A Europa ainda era o centro político-econômico do mundo, e nela diversos impérios de tradição secular vinham afiando suas armas numa corrida armamentista que, cedo ou tarde, explodiria em fúria como nunca antes se vira. Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália, Rússia, Áustria-Hungria e Império Otomano vinham há décadas engalfinhando-se em esquentadas disputas diplomáticas por recursos e mercados concorrentes, todos determinados a usar os meios que fossem necessários para tornar-se a 1ª potência entre potências.
E no próximo ano marcaremos exatos cem anos desde que tudo isso explodiu numa guerra de proporções mundiais. É isso que você vai conferir em preciosos detalhes numa das obras de história militar mais interessantes lançadas este ano: “A Primeira Guerra Mundial – História Completa”, do Professor Lawrence Sondhaus.
O lançamento, realizado pela Editora Contexto, vem ampliar com valor seu catálogo de história militar. A obra conta com generosas 558 páginas, ricas em ilustrações e notas explicativas que orientam o leitor através da fascinante história do primeiro conflito mundial. Sondhaus tem a habilidade de categorizar e setorizar as diversas frentes, fases e campanhas da Primeira Guerra Mundial em capítulos de fácil entendimento e leitura agradável. E posso atestar, essa não é uma tarefa leve.
Apesar do que possa parecer à primeira vista, a Primeira Guerra Mundial não foi apenas aquele combate tedioso e sangrento, envolvido em lama e trincheiras, que estendeu-se por quatro anos nos campos franceses. Entre 1914 e 1918 o mundo observou uma explosão de tecnologia, que ainda combinada com os últimos suspiros da Era Vitoriana, criou uma atmosfera única na história