EVOLUÇÃO DOS CONHECIMENTOS
CURSO DE AMINISTRAÇÃO
LIDIANE GALVÃO VIEIRA SANTOS
EVOLUÇÃO DOS CONHECIMENTOS
Goiânia
2013/2
LIDIANE GALVÃO VIEIRA SANTOS
EVOLUÇÃO DOS CONHECIMENTOS
Trabalho apresentado para a obtenção do
Complemento da nota de N1 da disciplina
Metodologia Cientifica sob orientação do Pro°. Otoni Junior
Goiânia
2013/2
A literatura cientifica mostra que ao longo dos tempos a humanidade, num processo lento, reuniu extensas informações que foram traduzidas como conhecimentos.
A humanidade, aos poucos, baseadas em superstições e no desejo de conquistar a liberdade de pensamento, abriu caminho para descrever os fenômenos que estavam ao alcance de sua inteligência, por intermédio da observação e experimentação.
Por meio do aperfeiçoamento dos métodos, o mais poderoso processo de raciocínio, os conhecimentos dos povos antigos foram aprimorados até chegarem aos conhecimentos da sociedade contemporânea. Os cientistas modernos proporcionaram um grande avanço aos métodos de pesquisa, às técnicas, à ordenação formal das coletas de dados, conquistando novos conhecimentos em todas as áreas do saber.
As ciências nem sempre tiveram os mesmos resultados atuais. As ciências formais têm relações com as ciências factuais. Também chamadas fáticas ou reais, as ciências factuais relacionam – se com a área das ciências naturais e com um elenco das ciências sociais; daí dizer – se que elas interagem.
O progresso cientifico, de forma geral, é produto da atividade humana, para qual o homem, compreendendo o que o cerca, passa a desenvolvê – La para novas descobertas. O homem utiliza – se de diversas formas de conhecimentos, por intermédio dos quais evolui e faz evoluir o meio em que vive, trazendo contribuições para a sociedade.