Resenha sobre a escolha do tema para os trabalhos científicos de monografia
Essa resenha crítica baseia-se no Capítulo 2 da obra Manual da Monografia Jurídica do autor Rizatto Nunes, publicado pela Editora Saraiva e diz respeito especificamente sobre a escolha do tema para os trabalhos científicos de monografia, dissertação ou até mesmo uma tese.
1. A ESCOLHA DO TEMA
1.1.Por que “monografia”? O nome dado a esse tipo de trabalho deixa claro a limitação do assunto, pois o termo “mono” significa único, definindo assim, que o trabalho deve ter um único assunto e para que a escolha desse tenha sucesso, vários critérios devem ser observados.
1.2.Não confunda com atividade profissional
Umas das dificuldades encontradas na confecção da monografia, está no fato do autor confundir esse tipo de trabalho com a sua atividade profissional, ou seja, acredita que ao selecionar um tema utilizado no seu dia a dia, não terá dificuldades em desenvolver esse assunto também na monografia. Essa prática tem resultado em monografias de baixa qualidade, pois o método utilizado é específico, diferente do utilizado na rotina diária dos profissionais de direito.
1.3.Sete regras para a escolha do tema
1.3.1.Escolha tema do seu interesse
A escolha do tema é o ponto principal da monografia, pois é a partir dessa escolha correta que o trabalho tenderá ao objetivo esperado, qual seja, o sucesso. Para ter chances de dar certo, o aluno deverá possuir interesse pelo assunto, pois isso o fará se aprofundar no tema, devido à motivação que terá para desenvolver o trabalho. Monografias realizadas sem motivação, tornam-se monótonas e até mesmo repetitivas. É claro que existem as exceções, onde o tema do trabalho é indicado pela falta de opção do aluno, porém, não há razão para que este aceite um assunto sugerido, que não lhe desperte interesse algum. Justamente por ser um trabalho com certo grau de dificuldade, a motivação é primordial e escolhendo o tema de maneira correta, implicará conseqüentemente num menor esforço do aluno