Composto de Marketing
Os 4 PS, também chamados de Marketing Mix ou ainda de Composto de Marketing, são os “ingredientes” que compõem as estratégias básicas de marketing que uma empresa deve usar para conquistar seu público alvo. Sendo esses: Produto, preço, promoção e praça, que, segundo Kotler e Keller (2006) são a melhor representação dos elementos que uma empresa pode, e deve controlar.
Imagem: 4PS
Fonte: Portal do Marketing
Produto
Produto é a mercadoria oferecida pela empresa, que segundo Griffin (2001) pode “consistir de atributos tangíveis (físicos) ou intangíveis, como aqueles associados aos serviços, ou uma combinação de tangíveis e intangíveis”. Isto é, abrange desde o próprio produto e ou serviço, até detalhes da marca e até a cor e formato da embalagem. O consumidor sempre toma as decisões de compra com base nesses aspectos, por conta disso o produto deve estar dentro das expectativas e necessidades do mercado alvo. Segundo Kotler (2006) um produto pode ser entendido como “tudo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer seu desejo ou necessidade”.
Preço
O preço é quanto o consumidor irá pagar por cada produto ou serviço da empresa, ou seja, é o valor pago para adquirir a propriedade ou uso de algum serviço. Las Casas (2006) descreve que “o preço ajuda a dar valor às coisas e representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão de obra dos produtos comercializados.”
Ao se elaborar a estratégia de preço de um produto, deve se considerar o seguinte: ele deve ser suficientemente alto, para proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode ser tão alto que desestimule a compra. Afinal, sempre se procura comprar produtos mais baratos. Ele também deve ser suficientemente baixo, a fim de que seja atrativo aos clientes. Contudo, não pode ser demasiadamente baixo, pois pode depreciar o produto aos olhos dos clientes, que podem pensar que há algo de errado nele, além de