Compostagem
A WPS Resíduos Orgânicos está a mais de 3 anos no segmento de gestão ambiental com a Usina de Compostagem, em Taubaté – SP, e oferece a execução de serviços de coleta e disposição dos resíduos Classe IIA – não inertes para Compostagem.
A WPS esta devidamente licenciada pelos órgãos reguladores CETESB e IBAMA e pelos órgãos municipal, estadual e federal, e atende plenamente a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS.
Mensalmente, ou após recebimento de um determinado lote de resíduo, fornecemos o Certificado de Destinação de Resíduo, contendo informações como: o volume de resíduo recebido, os manifestos de transporte (MTR´s) e a quantidade de emissão de CH4 (gás metano) que deixou de gerar em relação à destinação desse resíduo para aterro sanitário, o que garante a destinação correta perante a PNRS.
Compostagem é um tratamento biológico, utilizada para estabilizar a matéria orgânica Classe II A, tais como, restos de alimentos, podas de jardins, lodo de esgoto entre outras, transformando-as em um condicionador de solo (adubo orgânico).
Esse processo consiste em receber os resíduos orgânicos, misturar-los a uma biomassa (poda de jardim, pó de serra, cavaco de madeira) formando leiras.
A ação microbiana dessa leiras fará com que as mesas aqueçam, podendo chegar a altas temperaturas (mais de 65º. C).
Esse aquecimento é monitorado para que o mesmo fique dentro de determinados limites evitando que o composto final perca suas características agronômicas.
A seguir um Resumo do processo de Compostagem:
O resultado deste tratamento é a geração de um condicionador de solo (adubo orgânico) com qualidade agronômica para ser aplicado nas áreas agrícolas.
O resíduo que enviado para aterro sanitário gera o gás metano (CH4), com a Compostagem irá liberar o gás carbono (CO2) que poluí 22 vezes menos que o gás metano, com isso diminuiu a emissão de gás efeito estufa.