composição do ar
O ar é uma mistura de diversos gases. Os dois mais abundantes são o nitrogênio e o oxigênio. Calcula-se que mais ou menos 78% do ar sejam compostos de nitrogênio (cerca de 4/5 do total), enquanto o oxigênio está presente em 21% (cerca de 1/5). Assim sendo, 99% do ar são compostos de nitrogênio e oxigênio.
Outros gases também fazem parte da composição do ar, embora em quantidades menores: trata-se dos chamados gases nobres, que são o argônio, o neônio, o hélio, o radônio, o criptônio e o xenônio. Existe ainda uma pequena porcentagem de gás carbônico. Além disso, o ar apresenta vapor de água, em quantidade que varia bastante conforme o local, a temperatura e as condições do clima. Misturados ao ar, encontram-se também poeira em suspensão e poluentes diversos.
Neste capítulo, vamos estudar três gases muito importantes para todods os seres vivos. Estamos falando do oxigênio, do gás carbônico e do nitrogênio. Esses gases são invisíveis e inodoros, isto é, não tem cheiro.
O OXIGÊNIO
A presença de oxigênio (O2) no ar é fundamental para os seres vivos. O oxigênio é o gás que utilizamos para respirar. Além disso, ele precisa estar presente para que as queimas possam ocorrer. Podemos separar o oxigênio do ar através de métodos especiais. Você deve estar lembrado de que o oxigênio pode ser obtido também por eletrólise da água. Com a ajuda da corrente elétrica, conseguimos decompor a água em dois gases: oxigênio e hidrogênio.
O oxigênio puro tem muitas utilidades. É empregado nos hospitais, em pessoas que apresentam dificuldades respiratórias. É usado, em certas ocasiões, nos aviões, nos submarinos e também por mergulhadores.
Vamos fabricar oxigênio puro?
Há uma outra maneira bem simples de obter oxigênio puro. Compre na farmácia ou loja de produtos químicos um pouco de água oxigenada a 20 volumes e uma pequena quanidade de uma substância chamada bióxido de manganês.
Coloque num tubo de ensaio dois dedos de água oxigenada.