Propriedades e Composição do ar
. Compreender o ar atmosférico como mistura de gases.
. Reconhecer a presença de componentes do ar atmosférico em reações químicas como a combustão, fermentação, fotossíntese e respiração celular.
. Reconhecer que o ar exerce pressão em todas as direções nos objetos nele inseridos.
. Explicar fenômenos diversos envolvendo a pressão atmosférica e pressão em líquidos.
PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DO AR
O ar é uma mistura gasosa.
A composição da atmosfera da Terra é o resultado de vários processos que ocorreram durante 4,6 bilhões de anos. A maior parte dos gases se formou nos primeiros 100 milhões de anos da história da Terra. Gases como o dióxido de carbono, nitrogênio e vapor de água foram lançados na superfície da Terra à medida que esta se resfriava e a crosta sólida externa se formava. O oxigênio só apareceu entre 3 e 2 bilhões de anos atrás, como resultado do desenvolvimento e expansão da vida.
A idéia de que a atmosfera continha diferentes gases só apareceu no século XVIII. Um dos primeiros gases a ser descoberto na atmosfera da Terra foi o dióxido de carbono em 1752. Ao longo do tempo outros gases atmosféricos foram isolados e estudados.
Experimentos envolvendo o gás oxigênio só aconteceram em 1773 e por volta de 1894 foi descoberto o argônio.
Atualmente, a composição da atmosfera é conhecida. O nitrogênio e o oxigênio constituem praticamente todo o ar, ou seja, 99% da atmosfera seca. Os outros gases, incluindo o gás carbônico, correspondem a apenas 1% da atmosfera. Esses gases são muito importantes para a vida.
O vapor de água varia em concentração na atmosfera. Durante o ano, ocorrem estações mais úmidas e mais secas, além disto, alguns locais são bem mais úmidos do que outros. Em notícias sobre o tempo é comum a gente ouvir que o ar está muito seco e, em outras está úmido. As concentrações mais altas de vapor de água são encontradas próximas ao equador sobre os oceanos e florestas tropicais. O vapor