O ar e sua composição
A Terra está envolvida por uma camada de ar invisível, de onde os seres vivos retiram o oxigênio para a sua respiração e as plantas absorvem o gás carbônico para a produção da biomassa. O ar é um elemento importante do ecossistema, pois seu uso é obrigatório e contínuo e, através dele, ocorrem todos os processos vitais na superfície da Terra, e também todos os fenômenos climatológicos da atmosfera. Por isso, é fundamental para a manutenção da vida de todos os seres. Da sua interação com as florestas e com os outros vegetais, resulta a despoluição da atmosfera. Contribui também na formação do macro, meso e microclima. No entanto, as transformações que ocorrem na superfície do globo terrestre, motivadas pela modernização da tecnologia utilizada a cada dia com mais intensidade, vêm trazendo conse- qüências consideráveis para o equilíbrio da natureza, prejudicando a manutenção da biodiversidade da água, da terra, do ar, da fauna e da flora, colocando em risco a integridade da biosfera, a longo prazo.
A pressão exercida sobre o ambiente natural é conseqüência da firme determinação do homem em levar vantagens imediatas sobre tudo em que investe, atuando sobre a natureza, dominando-a e servindo-se dela egoisticamente. O conhecimento dos efeitos globais causados pelos grandes complexos industriais, pelos excessivos cortes das florestas, pelas grandes represas que são construídas nas mais diversas regiões do mundo, pelo uso indiscriminado de produtos químicos, pelo emprego da energia nuclear e também pela excessiva queima de combustíveis fósseis, é fundamental para se entender o grau de poluição da biosfera. Não devem ser desconsideradas as pequenas atividades que contribuem sensivelmente para o aumento da quantidade de impurezas no ar, como dirigir automóveis, usar trator para preparo do solo, aplicar defensivos etc.
O ar é o elemento do ecossistema que recebe grande carga de poluição, pois a queima de qualquer tipo de combustível ocasiona a emissão de gases e