composição de forças
INTRODUÇÃO:
Normalmente há mais de uma força atuando sobre um corpo. O conjunto de forças que agem sobre um corpo é chamado sistema de forças. Cada uma delas constitui um componente do sistema. Se as direções das forças componentes de um sistema se cruzam num mesmo ponto, essas recebem o nome de forças concorrentes. Identificadas as componentes de um sistema, podemos achar a resultante. Essa operação é conhecida como composição de forças. obs: O resultado dede ação de todas as forças aplicadas a um mesmo corpo é uma outra força, chamada resultante.
Forças com a mesma direção e sentido:
A resultante é outra força, com sentido e direção iguais, cuja intensidade é a soma das intensidades das forças componentes.
Forças com a mesma direção e sentidos contrários:
A resultante é outra força com a mesma direção e com o sentido da maior das forças componentes, e cuja intensidade é igual à diferença das intensidades das componentes.
Forças concorrentes com direções diferentes:
A resultante é outra força cuja direção não coincide com nenhuma das direções das forças componentes, mas que está compreendida entre elas. Para calculá-la, empregamos um método gráfico denominado método do paralelogramo.
OBJETIVO:
Mostrar como adicionar forças e decompô-las em componentes usando a lei do paralelogramo.
MATERIAIS UTILIZADOS:
1 Mesa de força, 2 massas de 100g, 2 porta-massas, 1 dinamômetro, 3 cordões com gancho, 1 anel metálico, 1 tripé, 1 alinhador para dinamômetro, 1 perfil universal com fixador.
CONCLUSÃO: