Composição e decomposição de forças
Curso de Engenharia Civil
Física I
Composição e Decomposição de Forças
Nome: Guilherme Lipinski Assumpção
Resumo Este artigo irá descrever sobre a composição de uma força que é capaz de provocar deformação em algum objeto..
I. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Força é a grandeza vetorial capaz de causar modificações de um corpo ou um sistema de corpos. Cada força possui um modulo, direção e sentido, obedecendo as leis da soma, subtração e divisão vetorial da Álgebra. Porém essa força pode ser decomposta em outros vetores para que possam determinar o seu comportamento, segundo as leis da álgebra. O estudo das forças pela álgebra é muito importante pois mostra que o comportamento de um corpo pode ser estudado em função da somatória de vetores atuantes e não cada um individualmente. Para a obtenção das forças resultantes é utilizada a lei dos cossenos.
Um objeto fica em equilíbrio onde a força exercida é igual ao peso, ou seja, para que aconteça um equilíbrio é necessárias duas forças com a mesma intensidade, direção porém com sentidos oposto, ficando nulas.
A primeira lei de newton explica esse fenômeno, qualquer corpo que está em repouso tende a ficar em repouso, sem que nenhuma força interfira. O mesmo acontece em movimento, o corpo tende a ficar em movimento retilíneo uniforme com velocidade constante, sem que aconteça nenhuma interferência.
Foi utilizado para realização do experimento, os seguintes materiais:
Painel metálico multifuncional (como mostra a figura 1);
Escala angular;
Dinamômetros;
Massas acopláveis;
Gancho curto.
Figura 1.
II. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
O princípio do experimento era descobrir quando de força era necessária para manter os blocos de massa em equilíbrio, forças medidas pelo dinamômetro.
Foi ajustado os ângulos de acordo com o pedido, em 120º, 90º e 60º. Conforme as figuras abaixo:
Figura 2 (60º)
Figura 3 (90º)
Figura 4 (120º)
Para cada ângulo resultou uma força, nos quais foram anotadas.
Com as