19214751889
2159 palavras
9 páginas
SUMÁRIO1. Introdução
2. Política na visão do profissional do Serviço Social
3. Análise do filme Gandhi.
4. A Constituição Federal de 1988
5. Considerações Finais
6. Bibliografia
1. Introdução
O papel do Assistente Social é diagnosticar os problemas da sociedade, atuando diretamente nas políticas sociais realizando pesquisas que subsidiem ações profissionais, prestando consultoria a órgãos públicos e empresas privadas, planejando e organizando benefícios sociais, mantendo os compromissos éticos estabelecidos.
As políticas sociais se referem às ações que determinam o padrão de proteção social imposto pelo Estado, para a redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico.
As Políticas públicas são formas de interferência do Estado; As ações públicas, articuladas com as demandas da sociedade, devem se voltar para a construção de direitos sociais.
Trabalhamos nossas discussões tendo como ponto de partida o filme Gandhi relacionando os pontos mais marcantes com a realidade brasileira, embasada em pesquisas na Constituição Federal de 1988, ressaltando o Art. 6°, que trata dos direitos dos cidadãos, no intuito de identificar se existe o exercício pleno da cidadania no Brasil.
2. Política na visão do profissional do Serviço Social
A política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção.
É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo. Nesta perspectiva, a política social é uma gestão estatal da força de trabalho e do preço da força de trabalho. Ressaltamos que entendemos por força de trabalho todos os indivíduos que só têm a sua