Compositos
Os compósitos são materiais multifásicos que são fabricados artificialmente, em contraste com os materiais que ocorrem ou que se forma naturalmente, eles exibem uma proporção significativa das propriedades de ambas as fases que os constituem de tal modo que é obtida uma melhor combinação de propriedades. A maioria dos materiais compósitos é constituída por duas fases uma chamada de fase matriz, a qual é continua e envolve a outra fase, que é chamada de fase dispersa.
Os compósitos são classificados em três divisões tendo cada uma pelo menos duas subdivisões, elas são as seguintes: * Compósitos Reforçados com Partículas – Partículas grandes e Reforçados por dispersão * Compósitos Reforçados com Fibras – Continuas (alinhadas) e Descontinuas (curtas) – Alinhadas e Orientadas aleatoriamente. * Compósitos Estruturais – Laminados e Painéis-sanduíches
Compósitos Reforçados com Partículas
Os Compósitos reforçados com partículas são divididos em duas subclasses as com partículas grandes e as reforçadas por dispersão, tendo como principal distinção entre elas o mecanismo de aumento de resistência ou reforço.
Nos compósitos com partículas grandes as interações partícula-matriz devem ser tratadas em um nível não atômico ou molecular e as partículas são mais duras e mais rígidas do que a matriz. O aumento de resistência é provocado por que essas partículas de reforço tendem a restringir o movimento da fase matriz na vizinhança de cada partícula.
Nos compósitos reforçados por dispersão as interações partícula-matriz são tratadas no nível atômico ou molecular e o aumento de resistência se da pela restrição dos movimentos das discordâncias ocasionados pelas partículas.
Compósitos com Partículas Grandes
Existem vários materiais que pertencem a essa subclassificação e dentre eles estão alguns materiais poliméricos, como também os cermetos e os concretos. Nesses materiais as partículas devem possuir aproximadamente as mesmas dimensões em