compositos
Conceitos Básicos dos materiais compósitos direcionado ao Concreto Armado. São constituídos por dois materiais ou mais e tendo como características principais: os materiais não serem solúveis entre si, serem compatíveis quimicamente e possuírem propriedades mecânicas complementares. O próprio concreto armado que é composto de Matriz Cerâmica e Matriz Metálica. Estrutura básica dos materiais que compõem o Concreto Armado. O concreto armado é composto basicamente de duas Matrizes:
O cimento.
Como já citado acima, o concreto armado é composto de matriz cerâmica e matriz metálica. É importante citar que no Brasil o cimento Portland é o mais utilizado nas construções e tendo 2 processos básicos em sua fabricação. O cimento Portland é composto de diversos materiais cerâmicos de acordo com cada tipo e aplicação e seu processo básico de fabricação sendo como o descrito abaixo: São dois processos distintos que são realizados para obter 2 materiais que compõem o cimento portland: O clínquer portland e a pozolana
Processo de Fabricação do Clínquer Portland Após a extração, o calcário é britado e secado até se obter no máximo de 2% de umidade. São adicionados ao calcário, areia e outros materiais cerâmicos que são analisados quimicamente e misturados de maneira proporcional a se obter um composto conhecido como farinha. A farinha é submetida a um processo de homogeneização por ar comprimido e logo após estocada em silos. Após estocagem, a farinha é posta em um forno rotativo e submetida a uma temperatura aproximada de 1450° C e o produto final obtido é conhecido como clínquer Portland. São as responsáveis pela dosagem dos materiais componentes do concreto (MCC's) e sua transferência para o caminhão betoneira. Neste tipo de central, a mistura e a homogeneização do concreto são feitas no próprio caminhão, antes de prosseguir para a obra.
Processo de fabricação da Pozolana. Coloca-se a argila in natura em forno rotativo