Custo de Oportunidade
Sob o enfoque econômico, os investimentos realizados pelos donos da empresa necessitam ser remunerados, no mínimo,pelo custo de oportunidade das quantias investidas no negócio.Custo de oportunidade para os proprietários correspondem á remuneração sacrificada pela utilização dos recursos na empresa ao invés de outra alternativa de investimento com equivalente risco e grau de satisfação.
Deve ser apurado o custo de oportunidade do negocio como um todo,tais como investimentos realizados em terrenos, edifícios,equipamentos,instalações,moveis e etc., que são comum a todos os produtos da empresa, bem como os investimentos realizados em ativos que somente beneficiam certo produto especificamente , como por exemplo: estoque exclusivo de materiais máquinas e equipamentos delicados e etc.
Conceitualmente, as taxas ideais, para serem utilizadas no calculo do custo de oportunidade dos investimentos realizados seriam o retorno exigido pela empresa ou seu custo de capital. No entanto, em uma atitude conservadora ,por razoes operacionais e de disponibilidade de informação, diversos gestores de preço têm se utilizado das taxas medias de captação de recursos no mercado financeiro , ou das taxas de capitação conseguidas pela empresa no mercado financeiro. Por outro lado, os investimentos realizados devem estar mensurados segundo critério econômico adequado, de tal forma que possam refletir a respectiva capacidade potencial de geração de benefícios ou serviços futuros.
Portanto, como produtos desta fase teria-se:
O custo de oportunidade de investimentos realizados especificamente para determinados produtos da empresa.
O custo de oportunidade de investimento realizado para o negocio como um todo.
Bibliografia: PINDYCK ,Robert S.& RUBINFELD,Daniel L. Microeconomia .São Paulo Makron,Books,1994
www.scuelo.br/php