Formação de Educadores - Antônio Severino
O Profº. Antônio J. Severino, neste livro, aborda a importância da formação de docentes como pedagogos, além de referir à grande importância deste profissional educando na tríplice: universo do trabalho, da sociabilidade e da cultura simbólica. O docente/pedagogo deve garantir que todos os indivíduos humanos, sem qualquer forma de discriminação, as condições para o exercício PLENO de todas essas três práticas, de modo que possa ser um produtor e fruidor dos bens naturais, dos bens sociais e dos bens culturais de sua sociedade.
Severino também defende que a educação só pode utilizar ferramentas simbólicas, mas sua finalidade transcende essa especificidade: visando sempre a contribuição para as novas gerações a se realizarem nos três planos de sua existência histórica geral.
Daí a necessidade de um profissional muito bem capacitado para lidar com o conhecimento e com os valores envolvidos no processo educativo. Na verdade, sua formação deve torná-lo sensível a todas as exigências do processo educativo e competente em atendê-las, de modo a torná-lo eficaz, produzindo seus efeitos sobre as novas gerações.
Ele, neste livro, coloca em pauta a importância de um currículo como mediação funcional indispensável para a formação profissional do docente/pedagogo; além de colocar conteúdos específicos no componente curricular, esse domínio de conteúdo e habilidades deve ser conseguido mediante um processo complexo de “ensino/aprendizagem”, onde ele o separa em três etapas, são elas:
1. O processo de formação de docente/pedagogo pela mediação curricular, onde implica desenvolver outra maneira de se lidar com o conhecimento. Superando a “idéia” de conhecimento exato e absoluto, ou seja, mecânico, pois o conhecimento é necessariamente um processo de construção dos objetos a serem conhecidos e com tal precisa ser aprimorado e praticado.
2. O agir educativo, não se legitima apenas como objeto de investigação. Ele também se impõe, no caso da formação de