compositos
Introdução
Basicamente, um compósito é considerado como sendo um material multifásico que demonstra uma significativa proporcionalidade de ambas as fases constituintes, com as quais uma melhor é realizada. Muitos desses materiais são constituídos por duas fases: a matriz, sendo esta continua e que envolve outra fase, chamada dispersa.
Conceito / Obtenção
Materiais compósitos é a classe de materiais compostos por uma fase contínua (matriz) e uma fase dispersa (reforço ou modificador), contínua ou não, cujas propriedades são obtidas a partir da combinação das propriedades dos constituintes individuais (regra da mistura).
Compósitos funcionais são materiais compósitos cujas propriedades de interesse principal são as propriedades elétricas, térmicas, magnéticas ou ópticas, além da propriedade mecânica.
Um compósito consiste na união de dois ou mais materiais de naturezas diferentes, resultando em um material de desempenho superior àquela de seus componentes tomados separadamente.
Os materiais compósitos aliam a leveza, rigidez e resistência, aos preços de produção relativamente baixos. Um material compósito é um material de construçãocivil que associa na mesma massa as propriedades de materiais de natureza diferente, de tal modo que se obtenha uma melhoria das performances de cada material considerado individualmente, quer sob o ponto de vista de propriedadesfísicas, químicas ou de resistência mecânica.
Basicamente, um material compósito resulta da ligação íntima de pelo menos dois materiais distintos, dando origem a um material heterogéneo e multifásico, mas de propriedades melhoradas relativamente a cada um individualmente. Em geral, um dos componentes constitui a matriz que é a fase contínua, que pode ser de natureza bem diversa, metálica, cerâmica, polimérica, sendo o outro componente as cargas ou reforços que constituem a fase dispersa.
Histórico / Origem
Adobes reforçados com palha – Egito – 5000 anos
Concreto reforçado com barras de