Compositos e Semicondutores
CURSO DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Pedro Goulart
COMPÓSITOS
E
SEMICONDUTORES
Porto Alegre, Fevereiro de 2014 COMPÓSITOS
Os compósitos são originários das primeiras sociedades agrícolas e de certa forma foram esquecidos durante séculos. Antigas civilizações utilizavam compósitos (palha+barro) na produção de tijolos. O verdadeiro reaparecimento destes materiais começou com o uso de estruturas compósitas leves para muitas soluções técnicas durante a segunda metade do século XX. Inicialmente eram utilizados em aplicações elétricas como dielétricos e cúpulas de radar pelas suas propriedades eletromagnéticas. Nas décadas de 80 e 90, o uso de compósitos tornou-se muito comum para melhorar o desempenho de veículos espaciais e aviões militares.
São aqueles que possuem pelo menos dois componentes ou duas fases, com propriedades físicas e químicas nitidamente distintas, em sua composição. Separadamente os constituintes do compósito mantém suas características, porém quando misturados eles formam um composto com propriedades impossíveis de se obter com apenas um deles.
Alguns destes compostos são formados por HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Metal" \o "Metal" metais e HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADmero" \o "Polímero" polímeros, metais e HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Cer%C3%A2mica" \o "Cerâmica" cerâmicas ou polímeros e cerâmicas.
A aplicação destes dos compósitos vai desde simples artigos utilizados no nosso dia a dia até aplicações para indústrias de ponta. A aplicação desses materiais é uma realidade atual nas indústrias de ponta com destaque no segmento aeronáutico e aeroespacial.
Características dos Compósitos:
Leveza e facilidade de transporte: Devido ao peso específico das resinas e das fibras de reforço, os produtos fabricados a partir dos compósitos apresentam um baixo peso específico. Devido a esta e a outras propriedades características dos materiais