SEi la
Em geral, compósito é qualquer material multifásico que exiba uma proporção significativa dos materiais que o compõem de tal modo que é obtida uma melhor combinação de propriedade (princípio da ação combinada).
Muitos os materiais compósitos são compostos por apenas duas fases; uma é chamada de matriz, que é contínua e envolve a outra fase chamada de fase dispersa.
CLASSIFICAÇÃO DOS COMPÓSITOS
Reforçados com partículas: a fase dispersa tem eixos iguais, isto é, as dimensões das partículas são aproximadamente as mesmas em todas as direções.
Reforçados com fibras: a fase dispersa tem a geometria de uma fibra, isto é, uma grande razão entre o comprimento e o diâmetro.
Estruturais: são combinações de compósitos e materiais homogêneos.
COMPÓSITOS REFORÇADOS POR PARTÍCULAS
Para a maioria desses compósitos, a fase particulada é mais dura e mais rígida do que a matriz. Enquanto a matriz suporta a maior parte de uma carga que é aplicada, as pequenas partículas dispersas evitam ou dificultam o movimento de discordâncias. Desta forma, a deformação plástica é restringida de modo tal que o limite de escoamento e o limite de resistência a tração, bem como a dureza são melhorados.
1. COMPÓSITOS COM PARTÍCULAS GRANDES
Alguns materiais poliméricos aos quais foram adicionados enchimentos são, na realidade, compósitos com partículas grandes. Os enchimentos modificam ou melhoram as propriedades do material e/ou substituem o volume do polímero por um material mais barato, o enchimento. Outro exemplo é o concreto, que é composto por cimento (matriz), e areia e brita (particulados).
As propriedades mecânicas são melhoradas com o aumento do teor do material particulado.
Regra de Misturas
Ec(u) = EmVm + EpVp (Limite superior)
Ec(l) = EmEp / (VmEp+VpEm) (Limite inferior)
Onde E é o módulo da elasticidade e V é a fração volumétrica, enquanto os índices c, m e p representam as fases compósito, matriz e particulada.
Exemplos:
Cermetos