Comportamentos Desviantes CIS
Definição de desvio
O desvio pode ser definido como uma desaprovação em relação a determinado conjunto de regras aceites por um número significativo de pessoas de uma comunidade ou sociedade. Nenhuma sociedade pode ser dividida de um modo simples entre os que se afastam das normas e aqueles que estão em semelhança com elas. A maior parte das pessoas transgride, regras de comportamento geralmente aceites. O desvio não se refere apenas ao comportamento do indivíduo, mas também às actividades dos grupos.
Slide 6:
Alguns exemplos de comportamentos desviantes
Toxicodependência (tabaco, anfetaminas, crack, ecstasy, heroína) – consiste num consumo de droga sem controlo. Actualmente este problema afeta em particular os adolescentes. Muitos jovens começaram o consumo de drogas pela influência do grupo começando pelas mais leves acabando nas mais pesadas. Hoje em dia é muito fácil ter acesso às drogas uma das maiores razões que leva os jovens a consumirem são: as curiosidades, as festas e os seus efeitos. Fazendo com que o seu consumo passe de ocasional a frequente.
Alcoolismo é um problema de saúde pública que interfere tanto na vida pessoal, familiar, escolar, ocupacional e social do consumidor. O álcool é das poucas drogas que tem consumo admitido e incentivado pela sociedade por isso é que o álcool na maioria da população não é visto como uma droga.
O consumo excessivo desta droga lícita pode levar a inúmeros acidentes rodoviários, violência domestica, contudo se o consumo for a longo prazo e a quantidade for elevada e frequente, leva a dependência e a comportamentos desviantes.
Slide 8:
Abordagem familiar
Um adolescente que se encontra em crise própria da sua adolescência e que ocasionalmente consome algum tipo de droga não deve ser conotado como toxicodependente.
Os adultos confrontados com a toxicodependência dos jovens podem ter diversas atitudes:
• Ter uma reação autoritária (repressão desenfreada);
• Indiferença (ignorar o problema, incapacidade e