Comportamento prevencionista
MÓDULO:
ETAPA:
DISCIPLINAS:
ALUNAS:
O COMPORTAMENTO PREVENCIONISTA
A evolução das questões ligadas à segurança do trabalho toma forma com os estudos de Ramazzini - o Pai da Medicina do Trabalho, referindo cinqüenta profissões e relacionando os danos que cada uma delas causavam ao trabalhador.
Na época da revolução industrial foram aprovadas a “Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes”, sendo mais tarde necessária a criação da “Lei das Fábricas”, Por volta de 1931 ficou evidenciado que somente a reparação de danos causados à saúde e a integridade física não eram suficientes, sendo assim, necessários investimentos na prevenção de acidentes, como também, assegurar os riscos às lesões. Entretanto, apenas em 1941 foi criada a Associação Brasileira para a Prevenção de Acidentes (ABPA) ampliando o conceito de Segurança do Trabalho. Em 1972, integrando o Plano de Valorização do Trabalhador , os itens higiene e segurança juntamente com serviços médicos passaram a ser obrigatórias em todas as empresas com cem ou mais trabalhadores. Com efeito de lei, em 1978 , foram aprovadas as Normas Regulamentadoras no Brasil relativas à Segurança e Medicina do Trabalho.
Analisar e avaliar áreas de empresas para que estas estejam livres de riscos. Recomendar medidas de prevenção e com isso, garantir o bem estar físico, mental, e social dos trabalhadores e partes interessadas. Elaborar, participar da elaboração e implementar política de saúde e segurança no trabalho (SST) com ações capazes de identificar e avaliar as causas associadas aos acidentes, fornecendo dados que se devidamente tratados através de uma visão sistêmica, promovem subsídios importantes para a prevenção de possíveis acidentes. Realizar auditorias, acompanhamento; identificar variáveis de controle de doenças ocupacionais. Desenvolver ações educativas na área de Saúde e Segurança no Trabalho; participar de perícias e fiscalizações e