Comportamento Organizacional 14 edi o Stephen P
O Comportamento Organizacional através de suas definições e de qual forma isso está relacionado com o indivíduo e o grupo. Sabe-se que o profissional pode interferir diretamente na empresa, acarretando em perdas ou melhorias e aumento do lucro, conforme seus atos exercidos. Portanto, optou-se pela pesquisa por meios de referências bibliográficas, com o objetivo de apresentar dados relevantes sobre o assunto.
CONCEITOS RELEVANTES SOBRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Segundo Robbins, Comportamento Organizacional, é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Baseado na definição de Comportamento.
Neste conceito, vimos que as pessoas pensam, sentem, percebem e agem de maneiras diferentes. Quando ocorrem percepções diferentes, é que surge o conflito, e à medida que essas diferenças comportamentais precisam ser enfrentadas, elas não podem ser consideradas como boas ou más, pois forneceram riquezas de possibilidades e opções de maneiras para reagir a situações e problemas. Em relação aos conflitos, podemos dizer que conflito intergrupal, representado pelas diferentes maneiras de pensar dos indivíduos, quanto às autoridades, metas, territórios ou recursos, que são inevitáveis dentro das organizações. Robbins registrou que o comportamento organizacional se compõe de três níveis dentro das organizações.
Primeiro nível - o indivíduo: a forma como ele age perante as diversas situações do cotidiano, se ele está disposto no serviço, recepcionando bem, de forma calorosa a fim de cativar e atrair o cliente.
Segundo nível - o grupo: sentam, analisam e discutem sobre o trabalho, em busca de melhorias, soluções para a empresa ou até mesmo planejar futuros projetos.
Terceiro - a estrutura: relacionado ao local de trabalho, se é adequado