Comportamento oeganizacional
Entre os diversos factores e recursos que compõem uma organização, destaca-se como o mais complexo e com uma ampla área de estudo a ser abordada, o recurso humano, ou seja, as pessoas que compõem e interagem no ambiente organizacional no desenvolvimento de suas tarefas. Uma vez influenciados por inúmeros fatores como sentimentos, emoções, tristezas, alegrias e estresse entre outros, o indivíduo age e reage de diferentes maneiras de forma que pode acarretar insatisfações, críticas como também curiosidade em entender e explicar o motivo de tal comportamento.
Originado de diversas ciências como sociologia, psicologia, antropologia e ciência política, o estudo do comportamento do indivíduo na organização, chamado Comportamento Organizacional, focaliza o estudo das pessoas como indivíduos, como membros de um grupo e como parte da organização como um todo.
O Comportamento Organizacional, comumente chamado de CO, é um campo multidisciplinar dedicado ao estudo das atitudes, dos comportamentos e do desempenho humano nas organizações.Objectivando prever, explicar, entender e mudar o comportamento humano nas empresas o estudo do comportamento organizacional torna-se fundamental, pois são os indivíduos quem tomam as decisões e controlam a aquisição e aplicação de recursos para sobrevivência da organização.
As pessoas podem ter muitas coisas em comum, porém são muito diferentes entre si. Sendo seu comportamento imprevisível, as pessoas podem distorcer o objetivo da organização provocando conflitos ou podem agrupar seus talentos e aptidões promovendo um ótimo trabalho em equipe. Isso representa as principais características do ser humano, as diferenças individuais e o comportamento individual, importantes aspectos dentro das organizações.
De modo geral, o assunto a ser abordado no trabalho são as diferenças individuais e a personalidade do indivíduo nas organizações. Contudo, os objetivos específicos são: relatar o comportamento das pessoas nas