Informações sobre alguns autores
A Pesquisa de Chandler
Realizou investigações sobre as mudanças estruturais de 4 empresas (Du Pont, GM, Sears e Standar Oil) Relacionou as mudanças estruturais com a estratégia de negócios , demonstrando como a sua estrutura foi sendo continuamente adaptada e ajustada à sua estratégia mercadológica . A estrutura organizacional corresponde à forma organizacional que ela assumiu para integrar seus recursos, enquanto a estratégia corresponde ao plano global de alocação de recursos para atender às demandas do ambiente. A alteração ambiental é o fator principal da alteração da estrutura. Ou seja, diferentes ambientes levam as empresas a adotar novas estratégias e as novas estratégias exigem diferentes estruturas organizacionais.
A pesquisa de Burns e Stalker Pesquisaram 20 indústrias inglesas para verificar a relação existente entre as práticas administrativas e o ambiente externo dessas indústrias. Constataram que os métodos e procedimentos administrativos eram diferentes e classificaram estas industrias em 2 tipos: Organizações orgânicas e organizações mecânicas.
As organizações mecânicas apresentam as seguintes características: Sua Estrutura Organizacional é Burocrática, permanente, rígida e definida; A Autoridade é baseada na hierarquia e no comando único; Os cargos e tarefas são estáveis ocupados por especialistas e bem definidos; As decisões estão centralizadas na cúpula da organização; As comunicações são quase sempre verticais; A confiabilidade é colocada sobre as regras e regulamentos formalizados por escrito e impostos pela empresa; Dão ênfase nos princípios universais da Teoria Clássica; E o ambiente é estável e permanente. Já as organizações orgânicas apresentam características bem diferentes: Sua Estrutura Organizacional é flexível, mutável. Adaptativa e transitória; A Autoridade é baseada no conhecimento e na consulta; Os cargos e tarefas são provisórios, mutáveis e definidos constantemente; As decisões são