Comportamento na organização
Este trabalho propõe uma reflexão sobre uma nova forma de adminis¬trar os recursos humanos. Existe, hoje, a necessidade de se buscar constante melhoria no ambiente de trabalho que está sofrendo os reflexos de um mundo mais competitivo e estressante. Esta nova vi¬são administrativa pode orientar-se pela psicologia aplicada em uma estrutura organizacional. Este é um instrumento que visa diagnosti¬car e propor soluções aos problemas na estrutura organizacional, fazendo uso de estratégias para assim executar mudanças no am¬biente com êxito.
COMPORTAMENTO NA ORGANIZAÇÃO
Os líderes de uma organização devem ter a capacidade de diagnosticar e prever o com¬portamento das pessoas envolvidas com uma função organizadora, para conseguir o rendi¬mento máximo das mesmas.
Para Blanchard e Hersey (1982, p. 12) “Um gerente capaz de entender, rever, dirigir, modi¬ficar e controlar comportamentos é na realida¬de um cientista de ciências comportamentais”.
Para um líder fazer menções sobre compor¬tamentos das pessoas de uma organização é primordial, deve-se fazer um estudo de comportamen¬tos, e os processos nas quais estas estão envolvidas, entender por que as pessoas pen¬sam, sentem e agem da maneira que o fazem, para assim fazer mudanças na estrutura da organização.
Inseridos neste contexto, os gerentes e líde¬res necessitam, cada vez mais, possuir uma visão clara da administração de pessoas para que as organizações colham um bom fruto de seus trabalhos e possam alcançar seus objetivos.
O PODER DO CONDICIONAMENTO
Talvez não haja algo mais difícil no ser huma¬no de que a mudança de comportamento. As pessoas possuem seus valores e, alterá-los não é tarefa das mais fáceis.
As pessoas são habituadas a agirem de for¬ma a não conseguirem se adequar em uma mudança na estrutura do ambiente organiza¬cional, pois estão acostumadas a agir de de¬terminada maneira diante das situações que se apresentam.
O