Comportamento em Entrevistas
Toda entrevista de emprego é fundamentada em três itens que giram em torno do entrevistado:
- vida familiar
- vida social
- vida profissional
A aparência da pessoa manifesta sinais muito claros sobre este três itens. O objetivo da coluna desta semana é detalhar um pouco o comportamento mais adequado do ponto de vista de
Etiqueta Empresarial durante a entrevista de emprego.
A primeira impressão é a que fica! Você nunca terá uma segunda chance se não causar uma primeira boa impressão.
Pense nos seguintes aspectos:
aparência
Toda empresa deseja um funcionário que venda saúde e disposição. Tanto a aparência física quanto a própria vestimenta terão uma enorme importância no primeiro contato. Convém, no dia da entrevista, colocar a sua melhor roupa. A vestimenta deve ser discreta e harmoniosa.
As mulheres devem evitar roupas complicadas e coloridas, assim como os excessos de detalhes e bijuterias, os decotes, as roupas justas, transparentes e ousadas. A preferência deve ser dada a um conjunto de saia na altura do joelho e blazer, ou qualquer outra roupa que imponha discrição e seriedade. Excesso de maquiagem e perfume são condenáveis, assim como aparecer com a cara lavada. O ideal é usar uma maquiagem condizente com o clima, a roupa e a própria personalidade. O penteado deve ser tão discreto quanto toda a produção e, se possível, os cabelos devem estar presos. Jamais apareça com os cabelos molhados; isso denota falta de atenção com a própria aparência.
Os homens devem comparecer à entrevista de acordo com o cargo a ser preenchido mas, preferencialmente, com calça social, camisa, gravata e sapatos, usando um blazer ou não.
Barbeados, cabelos curtos, sem brincos.
Para ambos os sexos, a pele, os cabelos, a roupa e a própria postura têm uma enorme importância, e serão analisados dentro de certos cuidados e critérios.
Os jovens devem evitar calça jeans surrada, desbotada ou rasgada, assim como tênis e