Comportamento do Consumidor
Ex.: Dado que sou militar da Força Aérea Portuguesa, tenho noção que o meu comportamento num espaço público é diferente do quando estou vestido com roupa civil. 2. Creio que deverá haver um equilíbrio entre a aplicabilidade no campo da ciência e no campo do marketing, dando que as duas estão interligadas e podem estudar o comportamento do consumidor, tirando conclusões na área da ciência, influenciando o ramo do marketing que por sua vez influencia novamente o comportamento do consumidor. Sem estratégias de marketing, o comportamento do consumidor poderá não ser conclusivo e sem ciência não se poderão criar novas abordagens de marketing/publicidade, portanto, conclui-se que a ciência está para o marketing, assim como o marketing está para a ciência.
3. Realmente as compras pela internet, mudou um pouco o comportamento do consumidor e quanto a experiência pessoal, passo a referir algumas:
-melhor avaliação do produto que estou a adquirir;
-poupança de tempo (fim das listas de espera na caixa registadora);
-poupança de dinheiro (por norma, os produtos têm um custo menos elevado do que na loja);
- Feedbacks de outros compradores;
-privacidade (ninguém vê o que estou a comprar).
Comparando com a geração dos meus pais ou pessoas que desconhecem ou conhecem pouco esta forma de consumo/comércio, noto que há uma falta de confiança para com as novas tecnologias e para com o vendedor que a maior parte das vezes não tem uma cara, nem um nome verdadeiro, tendo em conta que todas as compras que eram feitas na altura, notava-se uma certa empatia entre consumidor/vendedor e para adquirir produtos mais baratos, teria de se fazer um estudo de mercado, isto é, passar por