Comportamento do Consumidor
O processo de tomada de decisão do turista é complexo e envolve fatores externo e interno ao mesmo. Numa viagem o turista deve tomar decisões antes e mesmo durante toda a viagem, tendo que decidir o destino, meios de hospedagem, transporte, duração, período, empresa da qual comprar, além dos passeios diários do local, ou seja, são avaliados os comportamentos de turistas que são consumidores finais de vários mercados e empresas.
Para entender melhor esses aspectos da tomada de decisão, são criados modelos de comportamento de consumidor que tentam explicar como esses respondem aos estímulos de mercado. Porém criticas são feitas a estes modelos, na maioria das vezes por serem limitados ao tentarem explicar o modo complexo em que se dá às decisões por compra do produto turístico, aspecto este que dificulta o uso destas informações por profissionais do setor como estratégia de mercado.
Devida a segmentação de mercado, temos uma demanda por novos tipos de produtos turísticos, sendo esses mais específicos a cada tipo de consumidor, atualmente é possível pensar em alterações da demanda. As possibilidades são inúmeras, o que permanece constante é o desejo do turista de que lhe seja prestado o melhor tipo de serviço, satisfazendo assim seus desejos e necessidades.
O preço quase sempre parece ser uma constante, não importando o setor de turismo em questão. O local é outro fator importante, quer estejamos falando da área de uma cidade em que um hotel se encontra, o aeroporto de partida oferecido por uma agência de viagens.
Na maior parte dos setores do turismo, existem alguns métodos comuns de segmentação de mercado que, ao que tudo indica funcionam bem.
Fatores geográficos (onde vivem os consumidores)
Demográficos (idade, sexo e status familiar)
Viajantes de negócio vs. Viajantes de