Comportamento do consumidor
Análise Geral do Consumo e Meus Insights
Como pretendido, desenvolvi um diário de meus consumos durante dez dias (25 de Outubro à 3 de Novembro) relatando os principais detalhes de tudo o que foi adquirido neste período. Já de antemão, gostaria de ressaltar que essa postura analítica pretendida pelo trabalho me propiciou uma perspectiva peculiar em relação aos meus hábitos de consumo, assim como os fatores e influências antecedem minhas ações de compra.
Com o intuito de analisar, de uma forma geral, meus hábitos e perfil de consumidor, julgo oportuno começar por definir o tipo de vida que levo. Como se sabe, curso o segundo ano de Administração na FEA, sou estagiário de um banco de investimento, moro com meus pais e sou sustentado por eles. Essa última característica é de extrema relevância para essa parte do trabalho pois, por ainda ser sustentado pelos meus pais, não costumo realizar aquisições inerentes à fins coletivos ou domésticos como compras de supermercado e serviços para a infraestrutura da casa. Desta forma, minha verba é direcionada, exclusivamente, para lazer, entretenimento e pequenos gastos rotineiros.
Considerei como gastos rotineiros, neste período, a gasolina, o expresso e o pão de queijo e o almoço no bandeijão – já que possuo aulas à tarde em minha grade horária e necessito alimentar-me nas redondezas da Faculdade. Apesar de também ser uma refeição, não considero o consumo do Hot Dog do The Dog Haüs como algo rotineiro ou fixo, mas sim, uma extravagância, visto que todos os dias disponho da possibilidade de almoçar em casa. Entrando nesse mérito de extravagância, o fato de possuir um Vale Refeição (R$680/mês) proveniente de meu estágio no banco contribui fortemente na decisão de alimentar-me, por simples prazer e não necessidade, em restaurantes e lanchonetes de alto valor agregado uma vez que o VR é destinado, exclusivamente, a fins alimentícios. Salvo algumas exceções, como a