Análise Critica
O artigo Percepções dos Conceitos de qualidade e Gestão pela Qualidade Total aborda um estudo realizado na Universidade Beira Interior (UBI), com 144 alunos dos principais cursos da instituição (Ciências da Comunicação, Bioquímica, Medicina, Gestão e Engenharia Civil) com a finalidade de revelar o entendimento dos alunos quanto ao significado para eles dos fenômenos qualidade e gestão pela qualidade total. Como recurso de pesquisa utilizou-se o método fenomenografico, com a coleta de dados sendo realizada por intermédio de um questionário estruturado.
É certo que há uma importância significativa quando se fala de qualidade, principalmente em termos de organização e por isso é necessário que os profissionais, independente do ramo, compreendam a qualidade dentro do processo da empresa, sabendo da facilidade de reconhecimento da mesma, apesar da dificuldade de sua definição.
Trata-se de um artigo interessante, abordando de forma clara e objetiva a necessidade do conhecimento da gestão pela qualidade, tema defendido pelos autores durante todo o artigo, bem como seus conceitos. Citando um pouco da evolução da mesma em cada período da historia, usando como base alguns dos principais nomes na área da qualidade. Fazendo uma analise concisa da qualidade levando-a a um nível de gestão e provando esta analise através de uma pesquisa.
De acordo com os autores, “É possível que não seja fundamental uma definição exata de qualidade, porém é importante seu entendimento...”. Nesse ponto vemos veracidade comprovada dentro da pesquisa, levando em consideração as divergências de definição da qualidade descritas pelos alunos, que responderam baseados em suas áreas de atuação. Vale ressaltar que segundo os resultados da pesquisa em relação a Estudos anteriores em qualidades a predominância foi a falta de conhecimento dos alunos em estudos anteriores, mas mesmo com esse resultados os alunos mostraram um certo conhecimento.
A respeito da Gestão pela qualidade