Comportamento do consumidor
Exercício 1 – Quais aspectos culturais que influenciam o comportamento do consumidor no mercado de luxo?
O texto de Marcos Cobra é sobre o desafio de adequar o marketing à nova classe média, ou classe C, pois apesar de não pertencer à classe A, também desejam consumir produtos de luxo.
Pode-se identificar de forma clara que o principal aspecto cultural abordado é a classe social, cujo trecho mais marcante é “Quem está no topo da pirâmide social consome artigos caros para se distinguir dos demais, pois a distinção é decorrente da conquista do capital econômico e social”.
Também é possível identificar a menção de aspectos culturais nos trechos a seguir:
“o conceito de luxo pode ser diferente na mente de consumidores com perfil de renda e educação diferentes” onde é abordado o tema educação que é um dos agentes que auxiliam na formação de crença e valores do indivíduo.
“A diferenciação ocorre justamente nos atributos relacionados ao background cultural de cada consumidor” onde coloca o background cultural e a maneira como são comprados e utilizados os itens de luxo como identificador da classe A e da nova Classe C.
Nas entrevistas de Gilles Lipovetsky, o tema principal é o consumo do ultraluxo pelos ultra ricos e o comportamento da sociedade perante ao consumo do .
Lipovetsky aborda dois aspectos culturais, classe social e cultura, misturando o poder aquisitivo com as crenças em dar um sentido à própria vida.
Ele relata como os ultraricos estão buscando o “luxo emocional” (emoções/serviços) ao invés de produtos luxuosos. Esse tipo de consumo os distingue bastante das demais classes sociais, pois não são luxos ostentatórios e sim experiências de vida, portanto não permitem o mimetismo.
A busca pelo consumo do luxo ostentatório sempre existirá, principalmente nas classes sociais emergentes. Porém os ultraricos estão buscando valorização da individualidade ao invés do grupo social ao qual pertencem e para satisfazer esse desejo de