comportamento do consumidor
Há muito mais por trás do ato de comprar do que o simples fator necessidade, necessidade geralmente é o primeiro motivo para realizar qualquer compra, mas devemos levar em consideração há também as inúmeras necessidades que estão surgindo ou até “sendo criadas” devido às evoluções tecnológicas e mudanças sócias e comportamentais que estão ocorrendo. Até o ato de comprar um alimento, que é item de necessidade fisiológica, vem “carregado” de fatores motivacionais, sendo entre ele o mais comum à questão preço. Além deste existem inúmeros outros fatores que são considerados ao realizarmos qualquer compra que seja que são os fatores racionais, sociais e principalmente os emocionais. Levamos em consideração, a qualidade, a funcionalidade, o design, o beneficio que nos trará, além da performance pessoal que alguns produtos podem proporcionar.
Como por exemplo: adolescentes, que costumam fazer parte de grupos e tem o habito de consumo muito influenciado por estes, ao realizarem compra de alguns itens eles sempre levam em consideração o fator “continuar no grupo”, mas não somente isso, ser o destaque e chamar atenção pra si, como no caso de compra de itens de vestuário ou calçados que tem de ser “desta” ou “aquela” determinada marca que esta na moda e geralmente custa caro. Jovens ( homens e mulheres) que pagam caro para entrar em alguns lugares, ou pagam para ficar em camarote de baladas, somente por que isso da a eles o “status” de VIP e trará mais destaque pra estes que acreditam deste modo chamar mais atenção.
Ou aquele empresário que compra a mais cara das canetas Mont Blanc, um item até então supérfluo, para presentear um amigo, ou futuro parceiro de negócios ou mesmo para si, e faz isso com o único objetivo de manter seu status social, demonstrar o seu poder aquisitivo além de chamar atenção e se destacar. Alem disso também, atualmente as redes sócias estão gerando uma enorme necessidade de as