comportamento do consumidor
Atividades diariamente exercidas pelas pessoas podem ser vistas como rituais, tendo como objetivo o artigo apresenta e elabora o construto ritual como veículo para a interpretação do comportamento de consumo.
Os primeiros estudos publicados como o tema ritual vêm da antropologia cultural, da história das religiões, da sociologia do campo e da psicologia dinâmica. Atualmente alguns estudos vêm sendo feito na área dos negócios do comportamento do consumidor.
Muitas definições são dadas para o termo ritual e uma delas refere-se a um tipo de atividade expressiva e simbólica construída de múltiplos comportamentos que se dão numa seqüência fixa e episódica e tendem a se repetir com o passar do tempo. O comportamento ritual roteirizado é representado dramaticamente e realizado com formalidade, seriedade e intensidade interna.
O comportamento ritual possui algumas características que diferencia de hábitos, o ritual é uma experiência maior e plural, enquanto os hábitos tendem a serem comportamentos singulares, o ritual desencadeiam uma resposta comportamental imediata é uma linguagem corporal que opera como um símbolo natural, facilitando as interações entre pessoas.
Os rituais possuem experiências diferentes, mas existe uma classificação de seus termos de origens, o autor Levy (1978), descreve cinco fontes primárias de comportamentos e significados, para a construção de uma tipologia do comportamento do ritual: a) Biologia humana; b) Metas e emoções individuais; c) Aprendizado em grupo; d) Valores culturais; e) Crenças cosmológicas.
Muitos rituais são realizados há muitos anos, alguns ainda recebem atenção, enquanto outros são relativamente ignorados e muitos se encontram em estado incerto, é possível avaliar a vitalidade de qualquer ritual a partir dos elementos estruturais