Comportamento do Consumidor
O consumo é largamente influenciado pela idade, renda, nível de educação, pelo padrão de mobilidade e gosto dos consumidores. Isto tudo tem levado os administradores que atuam em marketing a compreender o comportamento dos consumidores, buscando agrupá-los em segmentos homogêneos de consumo.
Os fatores que provocam as maiores influências no comportamento de compra dos indivíduos. O comportamento do consumidor, e influenciado por fatores: culturais, sociais, pessoais e psicológicos.
A cultura é a mais importante determinante dos desejos de compra de uma pessoa. E pode ser dividida em subculturas, que são especificamente identificadas para cada agrupamento. As subculturas mais conhecidas são de quatro tipos básicos: agrupamento de nacionalidade, agrupamento de religiões, agrupamento racial e agrupamento regionais.
A estratificação social baseada em classes relativamente homogêneas constitui-se muitas vezes em uma sociedade por castas, em que ela (a sociedade) é dividida hierarquicamente.
O comportamento de consumo das pessoas é largamente influenciado por fatores, como o grupo de referência, a família, o papel social e o status. Cada indivíduo recebe influências do seu grupo de referência. Uma pessoa participa de muitos grupos sociais: a família, os clubes sociais e a empresa em que trabalha. A posição dessa pessoa em cada grupo pode ser definida em termos do papel e do status social.
Cada consumidor reage de forma diferente sob estímulos iguais, e isso ocorre porque cada um possui no cérebro diferente. De acordo com as teorias psicológicas da personalidade, as pessoas são diferentes uma das outras. As motivações, que são as respostas do indivíduo aos estímulos recebidos, são distintas para cada um.
Ao longo do tempo as pessoas mudam seus hábitos de consumo, e isso implica acompanhar os vários estágios do individuo. A criança, o adolescente, o adulto e o idoso têm, por exemplo, hábitos alimentares, de