Comportamento do consumidor em mercados de commodities
Uma forma de analisar uma decisão de compra pode ser a comparação entre a percepção de qualidade e a de sacrifício. Dizemos que há um valor positivo quando essa comparação tende para o lado da qualidade, o oposto acontece quando o sacrifício parece maior. No caso de valores percebidos positivos o consumidor aceita preços mais altos, já no caso contrário os valores baixos são esperados.
Commodities são produtos chamados de indiferenciados, ou seja, aqueles com características quase que uniformes, há pouca industrialização no seu processo. Alguns exemplos são: água, arroz, farinha de trigo, prego, entre muitos outros. Portanto, no mercado de commodities, a percepção de qualidade por parte do consumidor é prejudicada. O consumidor, em primeiro lugar, quer encontrar preços baixos em relação aos produtos dessa categoria.
Para sair na frente, muitas empresas fazem embalagens com design sofisticado ou até campanhas publicitárias a fim de criar uma diferenciação e conseqüente valor percebido para os consumidores, no entanto, os preços não podem se destacar tanto da média de preços da sua categoria, pois ao analisar o produto em si as diferenças são mínimas.
Em alguns mercados de bens de consumo, como o de roupa, por exemplo, as marcas conseguem agregar um valor enorme sobre produtos que, muitas vezes, não apresentam características tão diferenciadas. Como é o caso de calças jeans de fabricação extremamente semelhante e que são vendidas a preços completamente divergentes. Enfim, é possível agregar valor a produtos de commodities, no entanto, como eles são feitos para simplesmente suprir necessidades e não, salve raras exceções, para satisfazer prazeres, o preço terá sempre um peso decisivo nas situações de compra do